"Pio, o passarinho", é um livro que fala de empatia e escuta com humor e leveza

Originalmente publicado no Blog da Brinque
Vivemos tempos em que tem sido preciso -- cada vez mais -- exercitar a escuta e a empatias verdadeiras. Somos diversos e isso é ótimo! O caminho do diálogo e de uma experiência de coletividade se constrói não de forma autoritária ou na homogeneização de todos, mas na compreensão de que são as diferenças de cada um que, somadas, criam o todo. As crianças são ótimas nisso. Aprender com o diferente, ouvir e colocar-se no lugar do outro é, na verdade, potência pura, liberdade e uma proteção contra qualquer dificuldade. ---

Cores vibrantes e onomatopeias convidam o pequeno leitor a mergulhar nessa fábula forte e simbólica

---

Conheça Pio, o passarinho de Martin Baltscheit, autor e ilustrador dessa fábula moderna

Pois é justo sobre isso que trata Pio, o passarinho, lançamento da Brinque-Book. Escrito e ilustrado por Martin Baltscheit, o livro fala das diferenças e da dificuldade de se comunicar com o outro -- tudo isso com leveza, ludicidade, humor e afeto. Cores vibrantes e onomatopéias convidam o pequeno leitor a mergulhar nessa fábula forte e simbólica, que não deixa de ser simples por isso. Pio é um passarinho que, de repente, cai do seu conhecido ninho. Na beira da lagoa, encontra os sapos. Ufa! Não estava mais sozinho. Só que... os sapos falam CROAC! E Pio, claro, fala PIO. Por um bom tempo, Pio pia, os sapos coaxam; ninguém se entende.

Ilustração de Martin Baltscheit em Pio, o passarinho

Depois de muitas tentativas de se comunicar, Pio ousa uma coisa muito muito muito diferente: e se ele aprender a ouvir e a falar na língua dos sapos? Pois Pio, de repente, para de piar e começa a expressar-se com CROACS. Pronto! Fez-se o entendimento imediato. Animados com a ideia genial de Pio, os sapos aprendem também a piar. Pio segue seu caminho, povoado por gatos esfomeados - para quem Pio late! -, burros e outros animais que, antes, seriam apenas ameaçadores. Agora, com essa capacidade recém-descoberta de falar qualquer idioma, Pio encontra não antagonistas, mas companheiros de jornada, que se ajudam mutuamente pelos simples fato de se entenderem. Uma reflexão poderosa e tão necessária: Pio, talvez não por acaso, é um filhote!

///

Aqui, você pode ler um trecho do livro e conhecer mais sobre Pio!
Este texto foi publicado originalmente no Blog da Brinque e estava hospedado no site da Brinque-Book. A editora Brinque-Book foi integrada ao Grupo Companhia das Letras em outubro de 2020 e a migração deste conteúdo para dentro do Blog da Letrinhas tem como objetivo somar conhecimentos, unificar os blogs e fortalecer a produção de conteúdo sobre literatura infantil, leitura e formação de leitores.
Acesse a Letrinhas nas redes sociais