Novo livro da premiada Marie-Louise Gay aborda a questão dos refugiados

Originalmente publicado no Blog da Brinque
Autora de mais de sessenta livros premiados, finalista de dois dos mais importantes prêmios internacionais, Marie-Louise Gay tem um traço marcante tanto em suas ilustrações quanto na forma como aborda a infância: com imaginação, muitas cores, leveza, delicadeza, irreverência e humor. Não é diferente em Mustafá. Nesta nova obra, a canadense cria um universo colorido e repleto de detalhes divertidos para nos apresentar um menino refugiado que, em seu novo país, tenta sentir-se em casa. O caminho de Mustafá não é tão simples. O que vai encontrar? Reconhece-se na música, nas lagartas peludas, nas formigas e nas abelhas, sempre a zzzzzumbir... Descobre tesouros, como as joaninhas e as folhas em forma de coração, que mudam de cor. "Será mágica"? Mas também descobre, ao ver a flor que lhe lembra das xícaras da avó, que deixou muito para trás e que não se reconhece ali, onde falam um idioma estranho e onde não se sente visto. "Mamãe, eu sou invisível?" A "menina-do-gato", por quem tem curiosidade e medo, é como se fosse sua nova realidade: diferente, mobilizadora, interessante e receptiva, mas em outros idiomas que ele não domina. Como sentir-se em casa? No entanto, é na infância -- e nas particularidades desse "estar no mundo" das crianças -- que Marie-Louise Gay vai preparar um lar para Mustafá. A menina Maria vai mostrar a ele que o mundo infantil tem muitos idiomas, todos eles universais.

///

Mustafá

Autora / Ilustradora: Marie-Louise Gay Tradutora: Gilda de Aquino Temas: Solidariedade / Amizade / Empatia / Resiliência / Relacionamento Familiar / Imigração / Refugiados Faixa Etária: A partir de 3 anos (leitura compartilhada) / A partir de 7 anos (leitura independente)

///

>>Mustafá está em pré-lançamento no site da Brinque-Book com 40% de desconto! Venha conhecer e degustar um trecho! >>Eu sou uma noz é outra obra recém-lançada que trata do tema da infância em refúgio. Publicado pela Escarlate, é indicado para leitores mais experientes.    
Este texto foi publicado originalmente no Blog da Brinque e estava hospedado no site da Brinque-Book. A editora Brinque-Book foi integrada ao Grupo Companhia das Letras em outubro de 2020 e a migração deste conteúdo para dentro do Blog da Letrinhas tem como objetivo somar conhecimentos, unificar os blogs e fortalecer a produção de conteúdo sobre literatura infantil, leitura e formação de leitores.
Acesse a Letrinhas nas redes sociais