Como fazer um livro em casa com as crianças usando as dicas do Gildo!

Originalmente publicado no Blog da Brinque
Em casa com as crianças, ainda sem aulas, ainda sem poder ver os avós, ainda no esquema "hell office"? Acabou o estoque de ideias para entreter os pequenos e não deixá-los tão expostos às telas?

Que tal incentivar as crianças a inventarem um livro? Imagem: O incrível livro do Gildo, de Silvana Rando

Crianças irritadas por aí, querendo expressar os sentimentos tão contraditórios e fortes desse momento de isolamento social? Então nós e o Gildo temos um convite muito especial:

Um livro de memórias ou "inventórias"

Que tal se as crianças por aí escreverem um livro? Sim, sim, um livro! Pode ser um livro de memórias ou mesmo de "inventórias": as crianças inventam muito com suas experiências, sentimentos, sensações. Inspirados por O incrível livro do Gildo, trouxemos aqui um passo a passo de como criar uma boa história por aí:

Os passos para uma história

1) Caderno resolve

Quando Silvana Rando escreveu essa história linda do Gildo fazendo seu próprio livro, ela pensou em inspirar famílias e crianças a criarem as suas. Por isso, Gildo escreve seu livro em um caderno, que é um material comum, à disposição. Nossa dica então é: escolha um caderno -- todo vazio ou recupere um antigo -- que as crianças já tenham! Ou use folhas soltas, que possam ser coladas com fica crepe depois de a história finalizada.

///

2) Lápis, canetinha, guache

Para desenhar ou escrever, o raciocínio é o mesmo: usar materiais à mão. Pode ser lápis, lápis de cor, tinta guache, canetinha... Com que material seus filhos já estão acostumados? O que você já tem em casa? É com esse que vai!

///

3) Verbalizando

As crianças podem contar a história oralmente primeiro, organizando as ideias. Tudo bem se a história parecer desconexa, se muitos elementos diferentes aparecerem, se tiver um monte de personagens... É a expressão e o inventar que estamos procurando! ;-)

///

4) Mãos à obra literária

Pronto! Ajude as crianças a escolher um local e deixe pequenos trabalharem. Incentive-os a desenhar o que contaram e, se quiserem, escrever também. Deixe os materiais à mão, para que eles usem o que quiserem. Esteja por perto, mas evite interferir...

///

5) Lendo juntos!

Leia com eles, leia para eles, valorize a produção! Converse sobre os desenhos, fale das cores, elogie o que realmente tiver chamado sua atenção. E ouça o que as crianças dizem quando releem com você ;-)

///

E você? Depois volte para contar como foi sua experiência.
Este texto foi publicado originalmente no Blog da Brinque e estava hospedado no site da Brinque-Book. A editora Brinque-Book foi integrada ao Grupo Companhia das Letras em outubro de 2020 e a migração deste conteúdo para dentro do Blog da Letrinhas tem como objetivo somar conhecimentos, unificar os blogs e fortalecer a produção de conteúdo sobre literatura infantil, leitura e formação de leitores.
Acesse a Letrinhas nas redes sociais