Carona a pé: um projeto de ocupação da cidade a caminho da escola
27 de Novembro de 2019 às 11:25
Originalmente publicado no Blog da Brinque
O que a Carona a pé ensina?
Para as crianças, andar a pé é um ganho imenso: experiência cidadã, comunidade, conhecimento. "Quando falamos em caminhar pela cidade, as pessoas costumam pensar em resgate. Mas, para essas crianças, não é resgate, elas estão fazendo isso pela primeira vez!", ressalta Carol.Experiência cidadã
Andar pela rua significa conhecer o bairro, ocupar os equipamentos públicos e avaliação-los. Em que estado de conservação estão as calçadas, por exemplo? Nesse bairro temos uma biblioteca pública? Uma praça? Ruas arborizadas? É também uma ótima forma de começar a compreender os códigos do espaço público, especialmente aqueles que estão ligados à segurança. O que são os semáforos? Qual é a cor em que podemos atravessar? E para quê serve a faixa de pedestre?Comunidade
Carol conta também sobre as amizades que as crianças vão fazendo entre si, ao conviver diariamente -- e livremente, fora do ambiente institucional da escola -- com outros pequenos, de faixas etárias diferentes, inclusive. Nos lugares onde tem Carona a pé, a faixa etária varia de bebês a crianças já bem maiores, no Fundamental I. Além do convívio com outras crianças e com o adultos responsável, os caminhantes vão conhecendo também os vizinhos e comerciantes do bairro. É comum ter aquele dono de loja que facilita o uso do banheiro no caminho, ou quem pare para falar com as crianças. "Ninguém fica indiferente a uma turma de crianças andando juntas pela rua", diz Carol. Tem até a história de um menino que, para comprar figurinhas, faz questão de ir até a banca do "seu Osmar", que ele conheceu das idas e vindas na escola. "A mãe contou para a gente que ele só vai nessa banca porque diz que o Osmar é amigo e sabe todos os gostos dele, fala bom dia, cumprimenta". Nas cidades grandes, em geral, vivemos isolados. Mas precisamos desse senso e comunidade, especialmente as crianças. Andar a pé e com algum vagar nos ajuda a reparar mais nas pessoas que nos cercam.Conhecimento e aprendizagem
Como se isso tudo fosse pouco, as crianças aprendem também sobre si, sobre o mundo e muitos conteúdos que vão ver na escola. Quer um exemplo? Equilíbrio e coordenação motora! Ao subir e pular de um murinho, ao desviar de uma raiz de árvore, ao brincar de andar sempre sobre determinada linha ou cor do calçamento... Quem já deu um passeio com as crianças pelas ruas, sabe que elas exploram todas as possibilidades físicas do caminho, seguindo intuitivamente as necessidades que o corpo demonstra. "Carona a pé é um processo de aprendizagem, um processo formativo. Adolescentes que começara pequenos com a gente hoje vão a pé, juntos, ocupando a cidade e conscientes e responsáveis", comemora.No mapa e na matemática
Mesmo a definição do trajeto e das rotas é um processo e tanto de aprendizagem, conta Carol. As crianças ajudam e se debruçam sobre o mapa do bairro, aprendem sobre ruas e noções de geometria e matemática, por exemplo, conceitos implícitos na localização espacial. Como curiosas e observadoras que são, as crianças acabam aproveitando o caminho para observar e explorar tudo o que encontram. Carol conta que uma delas descobriu, por exemplo, que de um lado da rua ficavam os números pares e, de outro, os ímpares. Só observando o trajeto dia após dia.Natureza e saúde
Estar no meio ambiente, caminhando nas ruas, se exercitando, reparando em folhas e árvores, nas irregularidades do caminho, nos momentos de andar mais rápido ou mais devagar, isso já beneficia -- e muito -- a saúde das crianças e do planeta. De um lado, as crianças evitam a obesidade infantil, umas das piores epidemias do nosso tempo. O sol ajuda a fixar o cálcio e a vitamina D no organismo e ainda pode beneficiar os olhos: Carol conta que, dia desses, uma mãe que é oftalmologista compartilhou com ela a informação de que apenas 30 minutos de sol por dia já são suficientes para reduzir as chances de desenvolver miopia. Para os dias em que chove, o Carona a pé recomenda um kit especial com galochas e capa de chuva. "As crianças todas chegam nas escolas contando sobre as poças em que pularam. É um acontecimento". De outro lado, deixar o carro em casa nesse trajeto significa reduzir as emissões de CO2 equivalentes a nada menos que duas árvores por ano! As naturezas -- a nossa e do planeta -- ficam gratas!Este texto foi publicado originalmente no Blog da Brinque e estava hospedado no site da Brinque-Book. A editora Brinque-Book foi integrada ao Grupo Companhia das Letras em outubro de 2020 e a migração deste conteúdo para dentro do Blog da Letrinhas tem como objetivo somar conhecimentos, unificar os blogs e fortalecer a produção de conteúdo sobre literatura infantil, leitura e formação de leitores.