Como fazer uma horta caseira com as crianças

Originalmente publicado no Blog da Brinque
Estar na natureza faz muito bem às crianças: é ótimo para a criatividade, para o desenvolvimento motor e emocional e também para a saúde. A "vitamina S", que só existe no contato livre com o meio natural, fortalece mesmo o nosso sistema imunológico. Inspirados pela personagem Juju, da série Juju e o mistério das coresJuju e a árvore de amigos (que vai ser lançado no dia 27/8), listamos aqui cinco dicas especiais para fazer uma horta caseira com os pequenos. Ah, lembre-se de envolver as crianças em todas as fases, desde o item 1.

 Juju e a árvore de amigos, de Fábio Quinteiro (texto e ilustrações)

1- Decida onde plantar

  A primeira dica é escolher com os pequenos o local onde os vasos ou sementeiras serão colocados. No quintal? Num cantinho da cozinha? Essa informação é importante para escolher o tipo de planta. Alface, espinafre, rúcula, couve, manjericão vão ficar super felizes instalados na sombra numa varanda de apartamento, por exemplo.

2- Ervas, temperos, folhas e raízes são boas ideias

  Alface é fácil de manejar, bastando regas diárias até germinar e depois disso regas em dias alternados. O manjericão pede poucas regas por semana. Cenouras também são uma boa escolha para plantar com os pequenos, porque também não costuma dar trabalho: precisa só manter a terra sempre úmida, especialmente enquanto são pequenas. Espinafre é outra dica, baste plantar as mudas ou sementes espalhadinhas numa sementeira ou vazinho maior. O solo deve estar úmido e bem rico em nutrientes. Agrião gosta de solo bastante úmido, regue à vontade!

Juju e a árvore de amigos, de Fábio Quinteiro (texto e ilustrações)

3- Escolha os que crescem rápido

  Como as crianças querem logo ver o resultado, foque nos alimentos que crescem rápido. O agrião, por exemplo, pode ser colhido em apenas 1o dias. A cebolinha fica no ponto em 21 dias, e a cenoura, em 50 dias.

4- Ingredientes

  Vocês vão precisar de terra fértil -- geralmente, mais escura. A dica é comprar a terra numa loja especializada. Até pequenos comércios de flores e terrários costumam vender. É preciso também de pedra, que ajuda a drenar o excesso de água. O vaso pode ser como quiser, vale até reutilizar garrafas pet, mas garanta que haja um furo no fundo, para a água em excesso escoar.

5- Montando o vaso

  Coloque primeiro um punhado de pedras no fundo. Depois, acomode a terra. Semeie a planta desejada e informe-se sobre a distância entre as sementes. Muitas sementes próximas pode prejudicar a germinação. Cubra com terra novamente, umedeça e acomode o vaso à sombra, no caso das folhagens que preferem assim. Ou no sol --se estiver plantando tomate cereja, por exemplo. Não esqueça de que as crianças devem envolver-se nos cuidados também: chame-as para regar, observar a umidade do solo, observar o ritmo de crescimento. Olha só quanta oportunidade de pesquisa! :-)

Juju e a árvore de amigos, de Fábio Quinteiro (texto e ilustrações)

>>Aqui, você encontra uma entrevista completa com Ana Carol Thomé, do Ser Criança é Natural, sobre os benefícios de os pequenos colocarem a mão na massa. Vem dar uma olhada! >>Quer ir ao lançamento de Juju e a árvore da amizade? Vem cá! Não esqueça de contar para a gente suas experiências nos comentários!      
Este texto foi publicado originalmente no Blog da Brinque e estava hospedado no site da Brinque-Book. A editora Brinque-Book foi integrada ao Grupo Companhia das Letras em outubro de 2020 e a migração deste conteúdo para dentro do Blog da Letrinhas tem como objetivo somar conhecimentos, unificar os blogs e fortalecer a produção de conteúdo sobre literatura infantil, leitura e formação de leitores.
Acesse a Letrinhas nas redes sociais