Cinco curiosidades que seu filho vai adorar saber sobre caracóis

Originalmente publicado no Blog da Brinque

Os caracóis fazem parte do imaginário das crianças. Não à toa: são mesmo criaturas fascinantes. Levam uma casa nas costas (o que será que tem lá dentro?), andam sem pernas (devagar, mas vão longe!), são misteriosos (onde vivem, o que comem?)...

Ilustração sobre caracóis do livro Pequenas histórias para grandes curiosos, de Marie-Louise Gay

Pequenas histórias para grandes curiosos, de Marie-Louise Gay (texto e ilustrações)

Muitos livros para crianças têm caracóis como personagens. E a dupla Julia Donaldson e Axel Scheffler criou uma fábula sobre amizade, coragem, amadurecimento e inteligência justamente explorando as características físicas de um dos protagonistas de O caracol e a baleia.

Capa do livro O caracol e a baleia, de Julia Donaldson

>>Veja aqui cinco razões que fazem esse livro muito especial para ler com as crianças.

Se seu pequeno ou sua pequena também curte essas criaturas incríveis, ele vai adorar saber que desvendamos, nesta lista, alguns dos mistérios desses seres lerdinhos e cheios de surpresas:

1- Andando num pé só

Os caracóis têm pé. Um só. Mas têm. Olhando de longe fica difícil ver, mas essas criaturas invertebradas têm uma musculatura ao longo de todo o corpo que se contrai ou distende e, assim, empurra o bicho para frente.

2- Minicérebro

A concha do caracol pode ser uma casa, pois ele consegue, de fato, se esconder dentro dela quando está com medo. Mas não é só isso: sob a concha, fica o corpo todo deste bichinho invertebrado. E alguns órgãos são bem parecidos com os nossos. Por exemplo, eles também tem coração, pulmão, fígado, rim. Mas o cérebro é dos mais simples: apenas um gânglio cerebral. As decisões mais complexas são tomadas usando apenas dois neurônios.

3- Avôs de dinossauro

Há registros de que parentes desses pequenos animais já habitavam a terra alguns milhares de anos antes de os dinossauros dominarem o planeta. Na Era Paleozóica (de 540 a 250 milhões de anos atrás) já haviam caramujos por aqui. Já os dinos só surgiram como nós os conhecemos na era seguinte, a Mesozóica (entre 250 e 65,5 milhões de anos).

4- Melecando tudo beeeem devagar

Que o caramujo é leeeentoooo não é novidade. Mas quanto lento ele é? Bom, o andar de um caramujo não passa de cinco metros por hora. É, você leu certinho: cinco METROS -- e não quilômetros-- por hora. Se ele fosse escalar uma pessoa com estatura média --1,80 metro--, um caracol levaria nada menos que 21 minutos para chegar dos pés à cabeça do "sortudo". Ah, enquanto anda, para facilitar seu deslizar e diminuir o atrito com o chão, o bichinho produz um líquido viscoso que vai deixando "pegadas" por onde passa.

5- Bicho de jardim

Ele não ouve. Mas possui quatro antenas: duas com olhos e duas que o ajudam a "sentir" o ambiente. A boca fica do ladinho dos órgãos reprodutores. Já a língua, é áspera e consegue, com isso, aderir nas folhas e vegetais, que ele normalmente come. Gosta de locais úmidos e protegidos. O que faz do seu jardim o ambiente ideal para o pequeno molusco.

E você? Sabe alguma coisa interessante sobre caracóis? Conta pra gente!

Este texto foi publicado originalmente no Blog da Brinque e estava hospedado no site da Brinque-Book. A editora Brinque-Book foi integrada ao Grupo Companhia das Letras em outubro de 2020 e a migração deste conteúdo para dentro do Blog da Letrinhas tem como objetivo somar conhecimentos, unificar os blogs e fortalecer a produção de conteúdo sobre literatura infantil, leitura e formação de leitores.
Neste post
Acesse a Letrinhas nas redes sociais