Atividades para fazer com as crianças nas férias a partir de livros incríveis

Originalmente publicado no Blog da Brinque

Os pequenos estão de férias. Sobra tempo para eles, falta para nós, não é mesmo? Os livros podem ser aliados importantes nesse momento – e não só para leitura! Já imaginou quantas conversas, ideias, brincadeiras, atividades podem aparecer depois de uma boa obra?

Cozinhar juntos, fazer um café, pesquisar comidas do mundo todo, criar um polvo ou bonecos de papel. Ufa, cansou? Senta aqui e assiste um vídeo! Imagem: O príncipe sem sonhos, de Marcio Vassalo (texto) e Mariana Massarani (ilustrações)

Selecionamos nada menos que cinco livros super bacanas e trouxemos uma atividade para fazer com as crianças a partir de cada história.

Cinco ideias, cinco livros, cinco atividades

São cinco ideias surpreendentes para animar os pequenos que estão em casa! Olha só:

1) Coelhos lunares

Autora: Janaina Tokitaka Ilustradora: Janaina Tokitaka Temas: Meio ambiente / Pluralidade cultural / Poesia / Lenda / Animais / Nações / Tradição oral Faixa Etária: A partir de 3 anos Essa obra divertida -- e delicadamente desenhada pela premiada Janaina Tokitaka -- é inspirada numa lenda japonesa, segundo a qual mora um coelho na lua. Olha só que legal! Nos inspiramos nesse livro lindíssimo para essas duas atividades:

Bonecos de papel com técnica japonesa

https://youtu.be/GR91vTEpFtI Este vídeo, do Japan House, em São Paulo, mostra como fazer. A atividade faz parte da divulgação de uma exposição que está em cartaz por lá até dia 17/1, a mostra do designer de moda Tomo Koizumi -- que já vestiu até a Lady Gaga. Vale uma visita neste link, onde há modelos de bonecos para facilitar a produção! :) ---

Cabeça na Lua

Qual foi a última vez que você e as crianças olharam para a Lua? O que viram? Como ela estava? Em qual fase? Que tal você observarem -- e até fotografarem -- nosso satélite natural todos os dias, sempre no mesmo horário, e irem acompanhando as mudanças? Vale até escrever histórias sobre ela, imaginar que bichos moram por lá e, se você tiver uma luneta, binóculos ou mesmo usar a lenta de aumento do celular, tentar observar mais de pertinho a superfície por lá: o que dá pra ver? Não se esqueçam de salvar as fotos, marcando data e hora, e de anotar as histórias e impressões.

>>Quer mais ideias? Conheça outras atividades desse livro<<

///

2) O príncipe sem sonhos

Autor: Márcio Vassallo Ilustradora: Mariana Massarani Temas: Ética / Conto / Humanos / Principe / Consumismo / Relacionamento familiar / Insatisfação Faixa Etária: A partir de 5 anos Thiago era um príncipe que tinha tudo. Num consumismo irrefreável, o rei e a rainha davam-lhe todos os presentes que ele poderia ou não imaginar e desejar. Mas havia uma grande tristeza no coração de Thiago: ele queria ter um sonho. Essa história é lindamente ilustrada pela premiadíssima Mariana Massarani e é ela quem nos inspira para essa atividade:

Na casca do ovo

Brinquedos caros nem sempre são os mais legais ou divertidos. Certa vez Mariana Massarani contou para a gente que adora desenhar em cascas de ovo cozido e em bananas! Olhe só o que ela faz e inspire-se: https://blog.brinquebook.com.br/sala-de-leitura/mariana-massarani-quem-faz-livros-e-uma-pessoa-feliz/

Mariana Massarani desenha nos ovos, olha só que ideia! :) Imagem: arquivo pessoal da ilustradora

Em que outro lugar dá para desenhar, além do caderno? Vamos fazer isso com as crianças? Anima?

>>Mais atividades deste livro, só vir por aqui<<

///

3) Quem é ela

Autora: Eliane Pimenta Ilustradora: Ionit Zilberman Temas: Adivinhação / Humanos / Imaginação / Relacionamento familiar / Amor / Amizade Faixa Etária: A partir de 2 anos Descubra quem é aquela com braços de polvo que tudo carrega e ouvidos de elefante que escutam a quilômetros de distância. Ela tem juba de leão e nariz de tamanduá. Cuidado, pois ela sente até cheiro de mentirinhas. Já sabe quem é ela? Para ilustrar o livro, Ionit Zilberman usou papelão e outras coisas que guarda em suas caixinhas de trecos: couro para a orelha do elefante, embalagens de comprimidos para as ventosas do polvo, tecidos e rendas. Vamos nos inspirar na criatividade da Ionit?

Quantos braços ela tem?

Essa é uma atividade recomendada para fazer junto com e para os bem pequenos, na faixa dos 2 ou 3 anos. O polvo é, sem dúvida, um dos animais marinhos mais fascinantes que existe.  Além de ter três corações, esse animal é super inteligente. No livro, a mãe é comparada a um polvo justamente por conseguir carregar uma quantidade de coisas que somente alguém com oito braços conseguiria. Que tal fazer um polvo? Vai precisar de:

  • Uma caixa de papelão ou de um pote transparente.
  • Oito palitos de sorvete.
  • Canetinhas ou lápis de cor.
  • Tesoura (para o adulto manusear).
  • Fita adesiva.

Como fazer: Faça furinhos no pote, por onde possam passar os palitos de sorvete. Certifique-se de que os buracos no plástico não sejam pontiagudos. Você pode usar a fita adesiva ao redor dos furos para garantir que não haja pontas. Peça às crianças para pintarem cada palito
de uma cor diferente. Elas podem usar canetinha,
lápis de cor, tinta ou o que preferirem. Ao terminar
 de preparar o pote e os palitos, você pode colar o recipiente com fita adesiva na mesa para facilitar o manuseio, dependendo da idade da criança. Peça a ela que escolha um palito e coloque no furo. E depois outro e mais outro, até encaixar os oito palitos, correspondentes aos tentáculos do polvo.

>>Outras ideias aqui, no Brinque-Book Mais<<

///

4) Abrapracabra

Autor: Fernando Vilela Ilustrador: Fernando Vilela Temas: Aventura / Meio ambiente / Pluralidade cultural / Rima / Animais / Geografia Faixa Etária: A partir de 3 anos “Eu sempre tive vontade de fazer histórias fantásticas com personagens que atravessam portais e se transportam para outros lugares. Isso sempre me fascinou”, nos conta o autor, o premiado Fernando Vilela. Nesta história, dona Cabra viaja para os mais inusitados lugares do mundo e faz amizade com vários animais como um urso polar, um camelo e um peixe espada. Tudo numa narrativa deliciosamente rimada, fazendo muitas referências às rimas do cordel, poesia popular da região nordeste. Vamos embarcar numa viagem a duas propostas aqui, uma para fazer uma receita e outra para assistir a uma contação. Bóra?

Eu ouvi comida?

Carne seca e aipim -- também chamado de mandioca ou cassava -- são alimentos típicos de onde nasceu dona Cabra. Quais serão os pratos feitos com esses ingredientes? A nossa personagem viaja para várias partes do mundo. Você conhece pratos típicos desses locais? E qual é o principal prato da sua região? A proposta aqui é fazer um caderno de receitas com as crianças, pesquisando, listando e, claro, fazendo, preparações de diversas partes do Brasil e do mundo. Uma ideia bacana é registrar nesse caderno não apenas a receita em si, mas como foi a pesquisa, se vocês fizeram ou não o prato, como foi, o que acharam... Deixe as crianças fotografarem ou desenharem o processo para ilustrar esses momentos. E que tal montar uma trilha sonora para cada receita, pesquisando canções que combinem com os pratos e suas localidades de origem? ---

Para viajar na história

Além do livro, uma outra forma de viajar por aí com dona Cabra é assistir a essa contação de histórias delícia, com ninguém menos que a querida Marina Bastos: https://youtu.be/Q8vB-m3EYh8

>>Têm mais sugestões de atividades neste link<<

///

5) Colo de avó

Autora: Roseana Murray Ilustradora: Elisabeth Teixeira Temas: Poesia / Rima / Relacionamento familiar / Dia dos Avôs e Avós (26 de Julho) Faixa Etária: A partir de 4 anos Nossas avós estão sempre com a gente: é delas que vem nosso jeito especial ou aquele ditado que ninguém da família esquece. Neste livro, a autora e a ilustradora fazem uma divertida e poética homenagem a todos os tipos de avós! Os poemas delicados e as ilustrações inspiradas nos transportam para o colo das vovós ;)

Mão na massa

Lembrar-se das avós é também lembrar-se das comidas gostosas que elas preparam quando as visitamos e que são puro carinho. Que tal entrar em contato com a vovó e perguntar qual receita ela mais gosta de fazer para você? Após anotar a receita, é só ir para a cozinha -- com a ajuda de um adulto -- e botar a mão na massa. Para deixar a experiência ainda mais gostosa, vocês podem preparar a receita numa videochamada, assim, cozinharão juntinhos, certo?

>>Outras inspirações desse livro? Aqui<<

///

E você? Já escolheu a atividade que vai fazer com as crianças?  

Este texto foi publicado originalmente no Blog da Brinque e estava hospedado no site da Brinque-Book. A editora Brinque-Book foi integrada ao Grupo Companhia das Letras em outubro de 2020 e a migração deste conteúdo para dentro do Blog da Letrinhas tem como objetivo somar conhecimentos, unificar os blogs e fortalecer a produção de conteúdo sobre literatura infantil, leitura e formação de leitores.
Acesse a Letrinhas nas redes sociais