5 dicas de... como organizar um piquenique literário
Pé na grama, água de coco, crianças brincando, livros, uma toalha e um parque… Pensou que delícia essa combinação? Então fica que as 5 dicas de estreia de 2019 são justo para ajudar você a organizar -e aproveitar- um piquenique literário!
[caption id="attachment_5750" align="aligncenter" width="415"]
"Quando Estela era muito pequena" / Marie-Louise Gay (texto e ilustrações)[/caption]
1) Defina o local: praças e parques são públicos e, em geral, é possível estender sua canga e fazer um piquenique em todos eles sem problemas. Há algumas restrições apenas em caso de o encontro impedir a livre-circulacão de outras pessoas ou abrigar eventos comerciais. Mas é bacana visitar o local antes, escolher os pontos mais legais para reunir amigos e crianças -espaços planos ajudam- e conferir se há alguma restrição a número de participantes, por exemplo, ou a tipo de comidas e bebidas.
2) Sol, vê se não esquece: nesse verão quente que tem feito, o ideal é reunir todo mundo quando o sol começar a baixar, por volta das 16h. Ou, se as crianças forem muito pequenas, bem cedinho para dar tempo de aproveitar e sair a tempo de não pegar o solzão forte das 11h. Tenha sempre um plano B em caso de chuva.
3) Comes e…: ao ar livre, num parque ou praça, frutas da estação são sempre uma boa pedida. Se for levar as frutas inteiras e com casca, não se esqueça de separar alguns talheres para cortá-las e um pote para trazer os utensílios usados de volta, caso não seja possível lavar no local (há praças e parques em que é possível dar aquele enxaguada nas peças). Levar as frutas sem picar tem a vantagem de que duram mais e aguentam melhor o calor. De toda forma, vale levá-las em um recipiente térmico e não esquecer de potinhos para comê-las.
Se optar por picar as frutas em casa, faça salada de frutas! Assim, é possível regar com suco de limão ou de laranja, ricos em vitamina C (ácido ascórbico), conservante natural. Nesse caso, é preciso levar o alimento em um acondicionadores térmicos. Podem ser do tipo "marmita", de tecido, ou aqueles "coolers", com gelo.
[caption id="attachment_5751" align="aligncenter" width="450"]
"O livro de Lívio" / Hrefna Bragadottir (texto e ilustrações)[/caption]
Pães também resistem bem, assim como geleias que, fechadas, não precisam de refrigeração. A manteiga pode ir também: basta colocar em um pote de vidro hermético e acondicionar em um "cooler" com gelo.
Uma dica é levar uma toalha grossa só para deixar comidinhas dispostas. Capriche na organização, para que a comida fique à mão (para ninguém ter de pisar na toalha) e bem bonita. A cesta tradicional de piquenique também ajuda nessas horas, pois, como é rígida, serve como "mesa" para dispor alguns comes e bebes.
4) ...bebes: já que o falamos em bebes, vamos lá: água, água, água. Depois água de novo. Água de coco também pode! :-) Nesse caso, a dica é abrir coco fresco e acondicioná-lo numa garrafa de vidro para levar. Você pode fazer o mesmo com sucos naturais da sua preferência.
Se optar por comprar sucos prontos também, dê prioridade aos 100% fruta. Há várias dessas opções no mercado.
Para armazenar, um "cooler" com gelo para manter a temperatura agradável e garantir as condições de sabor dos sucos naturais, que devem ser consumidos idealmente em até duas ou três horas depois de feitos.
5) Livros voadores: já separou os livros mais bacanas do seu acervo para levar? Então acomode-os em sacolas, mochilas ou mesmo caixas de papelão, com cuidado. Na hora de expor, vale levar uma canga ou toalha de piquenique só para eles.
A dica é colocar o acervo todo no chão, à mostra, espalhado de modo que seja acessível e visível pelas crianças. Se a canga for grande o bastante, deixe um cantinho para crianças e adultos sentarem e aproveitarem os livros e os momentos.
Se não couber na mesma canga, sem problemas: leve uma só para ser o cantinho de leitura. Um dica é não esquecer algumas almofadas, para ficar mais confortável. Tecidos, caixas, instrumentos musicais, papelão, papel e lápis podem enriquecer a experiência.
É só aproveitar!
Este texto foi publicado originalmente no Blog da Brinque e estava hospedado no site da Brinque-Book. A editora Brinque-Book foi integrada ao Grupo Companhia das Letras em outubro de 2020 e a migração deste conteúdo para dentro do Blog da Letrinhas tem como objetivo somar conhecimentos, unificar os blogs e fortalecer a produção de conteúdo sobre literatura infantil, leitura e formação de leitores.