Artigo: Quem escolhe os livros para as crianças?, por Fabíola Farias
2 de Julho de 2018 às 23:46
Originalmente publicado no Blog da Brinque
Uma visita a uma livraria ou a uma biblioteca pública pode ser uma boa oportunidade para conhecer autorias e experimentações estéticas distintas
Sabemos que nosso gosto e desejo são formados por condições objetivas e subjetivas e que o acesso bens culturais, o poder econômico e os ambientes familiar e escolar os determinam, em grande medida. Assim, escolher não é um gesto espontâneo e neutro, como muitos pensam. As listas de livros do ano, assim como os clubes de leitura, oferecem conforto e segurança na aquisição de títulos para os pequenos e acabam escolhendo por nós. Assim como as seções de “mais vendidos”, publicadas semanalmente por revistas e jornais, funcionam como um guia competente para as leituras com as crianças. Aparentemente sem riscos, as listas nos dizem o que ler com as crianças e nos eximem do trabalho e da responsabilidade da escolha, além de economizar nosso tempo na livraria e na biblioteca, quando não optamos pela escolha que chega pelos correios por assinatura. É claro que há muito trabalho, compromisso e seriedade na elaboração de listas e que muitos desses processos contam com profissionais experientes e sensíveis. Também há serviços de qualidade em alguns dos muitos clubes de leitura que surgiram no Brasil nos últimos anos. O que quero chamar a atenção é para a importância da experiência de escolher um livro para e com as crianças. Uma visita a uma livraria ou a uma biblioteca pública pode ser uma boa oportunidade para conhecer autorias e experimentações estéticas distintas, gêneros textuais diversos, produções de momentos anteriores e também os livros destacados pelas listas de melhores do ano.Aprender a escolher e saber por que escolhemos isto ou aquilo faz parte do processo de formação de todos nós
O encontro com um bom livreiro, um professor, um bibliotecário ou um mediador de leitura pode fazer muita diferença nessa experiência, transformando a busca por um livro premiado em uma abertura para vozes, traços, rimas e ideias que, por motivos distintos, nunca estiveram em listas. Dito de outra maneira, aprender a escolher e saber por que escolhemos isto ou aquilo faz parte do processo de formação de todos nós. O tempo que investimos nisso com as crianças é um tempo de estar junto em torno de algo que importa a pequenos e grandes e que não pode ser terceirizado: as narrativas, as palavras e as imagens que nos ajudarão a compreender e indagar o mundo. -- * Fabíola Farias é graduada em Letras, mestre e doutoranda em Ciência da Informação pela UFMG. É leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, membro do Movimento por um Brasil literário e coordenadora da rede de bibliotecas e projetos para a promoção da leitura da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Escreve mensalmente para o Blog da Brinque.Este texto foi publicado originalmente no Blog da Brinque e estava hospedado no site da Brinque-Book. A editora Brinque-Book foi integrada ao Grupo Companhia das Letras em outubro de 2020 e a migração deste conteúdo para dentro do Blog da Letrinhas tem como objetivo somar conhecimentos, unificar os blogs e fortalecer a produção de conteúdo sobre literatura infantil, leitura e formação de leitores.